quarta-feira, 19 de junho de 2013

Hélio Oiticica: Arte como Experiência Participativa.

Objetivo

Compatível a proposta de arte do artista Hélio Oiticica, o objetivo deste projeto é que os docentes sejam expostos a uma proposta da apreciação sensorial mais ampla da obra, através do tato, do olfato, da audição e do paladar.


Justificativa

As obras de Hélio Oiticica de uma maneira geral têm uma poética experimental, aberta e possibilitadora da participação direta do publico. Em crença a esta proposta, acreditasse que desenvolver um projeto de artes com referencia as obras de Helio Oiticica, seja um forma de sensibilizar os alunos para a importância da consciência de si, e da descoberta da criatividade que contribuem para o descondicionamento e a liberdade interior.


Nesta obra, o mito da" tropicalidade "é muito mais do que araras e bananeiras", advertiu Hélio Oiticica, um ano após sua instalação ambiental Tropicália (1967) ajudou a inspirar o movimento cultural explosivo desse nome. Em Tropicália ele visava derrubar universalizantes idéias da cultura brasileira, abordando o problema da imagem, definindo dois de seu barraco, como "Penetráveis" em um cenário tropical com areia, pedras e araras, um deles um labirinto claustrofóbico cujo único corredor escuro conduz a um aparelho de televisão. Eden (1966), em que se pisa na areia, tijolo moído e palha através de caixas de favela, como, imagens evitado, mas as idéias de Tropicália foi desencadeada.

Hélio Oiticica chamava o Parangolé de "antiarte por excelência".2 Trata--se de uma espécie de capa (lembra ainda bandeira, estandarte, tenda) que não desfralda plenamente seus tons, cores, formas, texturas, grafismos ou as impregnações dos seus suportes materiais (pano, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, esteira) senão a partir dos movimentos -- da dança -- de alguém que a vista.



O Projeto em sua extensão apresentara para os docentes instalações como os Parangolés e a Tropicalidade e tem a pretensão de levar os alunos a refletir sobre a sua participação direta ou apenas como observador em um trabalho artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário