segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conclusão Projeto “Arte Sustentável”


O professor de artes por trabalhar no campo criativo infinito do individuo, detêm em sua área, diversas formas de desenvolvimentos das aulas, sendo a interdisciplinaridade uma das principais formas de diálogo nas aulas de arte. No presente projeto as disciplinas Arte e Biologia trabalhou em conjunto e visou oportunizar momentos de atividades que os alunos do 9º ano da Escola Fábio Junqueira Franco através da linguagem da arte conseguiram conciliar o pensamento artístico com soluções sustentável no desenvolvimento das peças. Para isso, o projeto trabalhou com as duas principais bases de fundamentação teórica. A primeira trata-se da própria disciplina de artes, do entender artístico e diferenciação entre arte e artesanato, com apresentação visual dos trabalhos do artista Sherol Vinhas. A segunda, com a disciplina biologia direcionada estritamente na área de sustentabilidade ambiental, para alcançar esse propósito foi apresentado vídeo e reportagens em torno do assunto. Concordamos com Read quando ele declara que a educação através da arte significa uma educação que tem a arte como uma das suas principais aliadas, que permita uma maior sensibilidade para o mundo ao nosso redor. Segundo ele, a educação tem por objetivo desenvolver, juntamente com a singularidade, a consciência social do indivíduo. Comenta ainda que a função mais importante da educação é a educação da sensibilidade estética. E é com esse pensamento que o projeto se firma. “Desenvolver singularidade artística juntamente com consciência social e sensibilidade para o mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário